Entre os dias 17 e 22 de outubro, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e, também, Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão, acompanhado da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA, Natilene Brito, e comitiva com a presença de gestores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizam visitas técnicas com o objetivo de estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa em Portugal e Espanha.
As reuniões para apresentação de programas e projetos de cooperação acontecem no Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), Universidade de Salamanca, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de Vigo.
Para o Reitor do IFMA e Presidente do Conif, Roberto Brandão, a agenda da internacionalização é importante para oportunizar a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e possibilitar o acesso de servidores e estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em instituições europeias renomadas em suas áreas de atuação. “Já podemos observar iniciativas exitosas em iniciativas para o desenvolvimento da pesquisa. A meta agora é avaliar a ampliação para os cursos de pós-graduação do IFMA “, destaca Brandão.
Já a Pró-Reitora da PRPGI do IFMA, Natilene Brito, conta um pouco sobre essas visitas. “Recentemente O IFMA foi contemplado num projeto em parceria com as universidades que estamos visitando. É um projeto de Inovação em que teremos a consultoria destas universidades na implantação da nossa Fábrica de Inovação. Em discussão também temos outras ações com foco na intensificação da internacionalização da pesquisa e da pós-graduação”, disse.
Para Natilene Brito, as ações em discussão também observam o fortalecimento de iniciativas já existentes no IFMA e tratativas para, no ano de 2018, enviar estudantes para um período de intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto. “Já temos uma ação que contemplou mais de 30 pesquisadores do IFMA. Agora, para 2018, a meta é que possamos viabilizar a participação de estudantes em um programa de intercâmbio. Os estudantes serão selecionados a partir de critérios definidos em edital e devem se integrar em grupos de pesquisa no Politécnico do Porto. Nossa meta é contemplar um número de 40 estudantes ao longo do ano”, destaca a Pró-Reitora.