Nesta semana quatro estudantes do ensino superior do IFMA viajaram para Santiago (Chile) para participar de um estágio internacional de três meses. Eles foram selecionados pelo projeto de capacitação LA PASSION (Erasmus +). No mundo inteiro, cerca de 180 projetos foram submetidos à seleção sendo aprovados apenas 75. No Brasil apenas cinco Institutos, um por região, foram classificados e o IFMA está representando a região Nordeste. A capacitação envolve parcerias com Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai e Chile. O objetivo é montar uma rede de colaboração internacional em busca de projetos de inovação científica. Nessa etapa no Chile uma equipe multidisciplinar de estudantes vai desenvolver tecnologias para assistência da população idosa. Ao final da capacitação os professores de cada instituição participante do projeto vão ao Chile avaliar os trabalhos desenvolvidos.
O projeto LA PASSION foi aprovado com orçamento de um milhão de euros para ser desenvolvido em três anos. A proposta é que haja mobilidade tanto de professores quanto de alunos. Assim a cada novo ciclo do projeto será aberto um edital para selecionar participantes, professores ou alunos, a depender do edital. Na edição do Chile, o programa Erasmus selecionou dois estudantes no IFMA, e o Instituto está bancando a ida de mais dois. “A ideia de levar mais dois estudantes é capacitar cada vez mais os nossos alunos com metodologias inovadoras. Dessa forma, teremos mais discentes capacitados para transferir aos colegas os ensinamentos recebidos, pois queremos implantar estas metodologias aqui no IFMA”, explicou a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFMA, Natilene Brito.
A pró-reitora do IFMA destacou a relevância de o Instituto estar participando de um programa internacional pautado no desenvolvimento de tecnologias e inovação. “O mais importante nisso tudo é que a gente vai estar desenvolvendo projetos de inovação para resolução de problemas da sociedade. E isso é uma coisa que nós no Brasil, no IFMA, temos dificuldade. A gente trabalha muito bem na parte de iniciação científica, mas quando se trata de inovação, de pegar os conhecimentos e aplicar para a resolução de problemas práticos, é uma coisa mais difícil mesmo”, analisou Natilene Brito.
Estágio internacional – Os estudantes Levi Martins, Ana Rebeca Araújo, Daniel Marques, do curso superior de Sistemas de Informação do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, e o estudante Fabiano Soares, de Engenharia Civil do mesmo campus, ficarão três meses estudando no Campus San Joaquín da Pontifícia Universidad Católica de Chile e da Duoc UC, também em Santiago (Chile). Lá eles irão se juntar com estudantes do mundo todo para desenvolver um projeto de tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade. A proposta é formar equipes interdisciplinares para propor soluções para os principais problemas enfrentados pelos idosos.
A estudante Ana Rebeca Araújo disse estar orgulhosa de poder representar o Instituto em um projeto internacional. “Representar o IFMA é uma honra e uma responsabilidade. Dá orgulho fazer parte de uma instituição que investe tanto na formação dos seus alunos através das mais diferentes oportunidades. Que bom que o IFMA tem essa preocupação e responsabilidade com os estudantes”, declarou.
Já Levi Martins destacou a expectativa de poder fazer parte do programa Erasmus +. “Estou com a expectativa alta, pois o projeto conta com a participação de uma equipe super capacitada e uma metodologia inovadora. Acredito que será uma oportunidade única de aprendizado”, disse o estudante. Para Fabiano Soares “o projeto desenvolve uma metodologia diferente de tudo aquilo que fazemos no Brasil, pois nos coloca para solucionar problemas atuais por meio do conhecimento multidisciplinar”, avaliou.
Projeto LA PASSION – O projeto LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, sendo coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e visa o intercâmbio internacional em parceria com cinco Institutos Federais e o CONIF, além de parcerias com instituições internacionais de ensino e/ou pesquisa de Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai e Chile.
Em novembro, seguindo o cronograma do projeto, haverá uma atividade de treinamento no IFMA com o pessoal da Finlândia e do Porto. A proposta é capacitar os professores do Instituto para receber o projeto no primeiro semestre de 2019. Na ocasião, o IFMA irá receber estudantes das várias instituições participantes (nacionais e internacionais) para desenvolver projetos inovadores, assim como está sendo realizado atualmente no Chile.